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Gestão energética

Como avaliar o desempenho energético de uma instalação? E como implantar uma abordagem sistemática, que permita que o uso da energia seja cada vez mais eficiente e produtivo?

Estas questões nortearam o desenvolvimento de um sistema de gestão energética – tendo sido aprovada, em Junho de 2011, norma em âmbito internacional (ABNT/NBR/ISO 50001) apresentando seus requisitos com orientações para uso.

Anima apoia seus clientes e parceiros para que a gestão energética não seja apenas uma ferramenta conceitual, mas sim uma prática operacional, resultando em menores custos com energia, menor impacto ambiental e aumento da competitividade da empresa

Planejamento energético corporativo

As diversas questões associadas ao tema “energia” – ameaças de restrição no suprimento, elevação de preços, novas alternativas – têm levado empresas consumidoras a uma profunda transformação na forma com que o encaram.  

No passado, apenas a busca da redução no consumo parecia ser suficiente. Atualmente, é necessário que a utilização dos insumos energéticos seja incorporada às demais decisões em nível estratégico das empresas, pois em alguns casos a viabilidade de um empreendimento depende mesmo das condições em que a energia será utilizada.  

Anima apoia seus clientes e parceiros em busca das melhores soluções quanto à aquisição e uso dos diferentes insumos energéticos, dentro de um conceito de planejamento energético, entendido como o uso adequado das fontes em busca de um melhor resultado para a empresa.

Capacitação

Um dos pilares para o sucesso de programas de gestão energética é a capacitação dos quadros de empresas, dotando-os de conhecimentos necessários para levantamento de oportunidades e tomada de ação para o uso eficiente da energia.   

Enquanto outros países já possuem programas de certificação de profissionais, no Brasil ainda prevalece a visão de que a eficiência energética deve ser baseada na troca de equipamentos. Entendemos que o aumento da eficiência no uso dos insumos energéticos deve ser tratado como um fator de competitividade e sobrevivência empresarial, na perspectiva do consumidor, e uma poderosa ferramenta de relacionamento da concessionária com seus clientes.   

Entre em contato para conhecer os programas de capacitação elaborados pela Anima, direcionados a consumidores e concessionárias de energia (eletricidade e gás natural).

Sustentabilidade de empreendimentos

Empreendimentos com menor impacto ambiental ou mesmo impacto ambiental positivo caracterizam os empreendimentos que têm mais chances de sobreviver a médio e longo prazos. O consumo de energia é um dos grandes aspectos ambientais dos empreendimentos humanos, responsável por grande parte dos seus impactos ambientais.    

Outros aspectos assumem igual importância tais como uso do solo, da água, resíduos, recursos naturais, geração de poluição, requerendo também instrumentos de gestão e controle. A concepção dos empreendimentos deve levar em conta todos esses aspectos desde o início, evitando-se a necessidade de difícil correção e controles posteriores.    

Anima atua como consultora, desde a concepção do empreendimento, prestando serviços como revisão da concepção arquitetônica (ecoefetividade, arquitetura bioclimática), análise ambiental de alternativas, gestão ambiental do canteiro de obras e edificações e preparação para obtenção de certificações (etiquetas PROCEL, LEED, ACQUA e ISO 14001).

Pesquisa, desenvolvimento e inovação

Dentre as obrigações firmadas pelas concessionárias de energia elétrica, encontra-se a realização de investimentos em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D).      

Anima atua como gestora dos programas de P&D, executando atividades desde a consolidação dos objetivos estratégicos da empresa concessionária até o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos contratados junto às entidades executoras.    

Também oferece proposições de projetos a serem implantados ao Programa de P&D da concessionária, como executante ou participante do projeto.     

Os projetos concebidos buscarão a solução de problemas operacionais, ou a exploração de oportunidades para desenvolvimento de novos métodos, produtos ou serviços, incorporando valor aos projetos e constituindo uma oportunidade real de redução de custos, riscos ou incremento de receitas da concessionária.